Causas

Causas do acne

O acne é o resultado de a pele reagir anormalmente aos níveis de hormona testosterona masculina no sangue, embora a causa exacta desta reacção anormal seja desconhecida. A testosterona activa as glândulas sebáceas na puberdade nas raparigas e nos rapazes e as glândulas começam a produzir óleo para lubrificar a pele. Nas pessoas que sofrem de acne, o nível da secreção sebácea é anormalmente alto por causa da sensibilidade das glândulas sebáceas nas diferentes zonas do corpo, particularmente no rosto e nas costas, à testosterona.

As células da pele que se dispõem nos canais dos pêlos / cabelos também reagem anormalmente à testosterona e tornam-se viscosas. Em vez de as células mortas serem largadas para a superfície da pele, estas acumulam-se no canal e bloqueiam-se parcialmente, obstruindo fluxo do sebo a partir das glândulas. O óleo acaba por se solidificar e bloqueia o canal. O tampão então fica pigmentado ou colorido, resultando nas saliências negras e brancas que são as manchas não-inflamatórias do acne.
Todavia, a inflamação da pele também é um sintoma do acne. A inflamação e o pus que se forma na pele de algumas pessoas que sofrem de acne, realmente não se compreende. Pensa-se que a blocagem parcial do canal toma-se numa blocagem total e o óleo que se acumulou é desfeito por bactérias. Formam-se então produtos químicos de inflamação. Os produtos químicos penetram na pele e causam vermelhidão e inchaço e a área passa a causar comichão e fica mole. Formam-se também células de pus e o resultado deste processo é que se desenvolve uma pústula e eventualmente o pus sai para a superfície da pele. Se a inflamação for profunda no canal do pêlo / cabelo ou se a mancha for comprimida antes de estar pronta, então o pus pode causar ruptura por debaixo da superfície da pele causando até mais inflamação.

Quem tem acne?

A tendência para desenvolver o acne é genética, da mesma maneira que o é o facto de ter cabelo espesso ou olhos castanhos, e, embora realmente não herdemos manchas, podemos herdar uma sensibilidade às alterações hormonais.

Factores Agravantes

Há uma série de outros factores que afectam o acne. O debate ainda continua sobre a relação entre dieta e acne. Muitos dermatologistas concordam que a dieta não comporta razões para a causa da situação e alguns até dizem que o acne não piora por se comerem os alimentos errados. Assim, em teoria, se uma pessoa sofre de acne pode prosseguir e saborear-se com pizza, chocolates, gelados, peixe, batatas fritas e bebidas efervescentes a seu belo contento. Todavia, esta espécie de dieta não vai fazer bem algum ao seu coração e aos vasos sanguíneos.

Outros médicos têm um ponto de vista diferente. Com a sua abordagem holística (que trata toda a pessoa, não apenas a parte afectada) para os problemas de saúde, isto é, considerando o problema de um paciente como parte do seu ser total e não apenas um problema em si mesmo, acreditam que aquilo que uma pessoa põe dentro do seu corpo reflecte-se no exterior. A quantidade da dieta de uma pessoa reflecte-se nas características da sua pele – assim, se uma pessoa comer uma dieta saudável, a sua pele e o seu corpo em geral serão mais saudáveis como resultado disso.
Quem quer que uma pessoa escolha para acreditar no debate de dieta/ acne, é senso comum que seguir uma dieta equilibrada que inclua porções de fruta e vegetais vai ser benéfico para a saúde e bem-estar geral, mesmo que tenha apenas uma ligeira influência no facto de a pessoa ter ou não acne.

  • http://www.facebook.com/people/Marta-Alves/100000439463747 Marta Alves

    eu acho que vou passar a ter mais cuidado!!!!!

  • http://healthtips.net.in/ hse

    There are a lot of natural ways to treat acne. With the exception of extreme acne, these natural treatments do help clear the skin.

    • http://howtoloseweight.org.in/ HCG

      @hse Not all cream helps one should choose treatments very carefully.